PortoGraal
nation2.com

S Jorge

Ícone de São Jorge, Museu Cristão-Bizantino, Atenas
O que representará esta misteriosa figura na História de Portugal e quiçá mundial? Comecemos por este pormenor, referido em Dicionário de Santos de Donald Attwater (publicações Europa-América), pág. 249: «Pode ter sido nomeado padroeiro nacional [Reino Unido] quando o rei Eduardo III fundou a Ordem da Jarreteira sob a sua protecção, c. 1348». Ora, nós sabemos que a alusão a esta Ordem encima a célebre Janela do Capítulo do Convento de Cristo em Tomar, verdadeiro teclado simbólico e universal da não menos misteriosa "gramática das Descobertas". Assim, a nossa tradicional aliança com a Inglaterra não terá por padrinho secreto alguém como S. Jorge? Que papel decisivo terá tido esta figura na nossa História, isto é, no nosso Destino?

Tudo leva a crer estar associado ao mais decisivo momento da vida portuguesa que é a Aljubarrota. A este propósito vejamos o que nos diz Agostinho da Silva na quiçá mais importante das suas obras, Reflexão: «...vejo eu Aljubarrota como a maior batalha histórica, a par daquela outra em que Constantino venceu Justiniano. Não apenas por isso, no entanto. Mas igualmente porque é só em Portugal que as outras nações da Península podem ver uma esperança e um ponto de apoio para uma futura liberdade».

A velha aliança de Portugal com a Inglaterra, o aparecimento de D. Filipa de Lencastre em Portugal - mãe da Inclita Geração, daquela inigualável Dinastia de Aviz - e o destino de Portugal em Aljubarrota, onde se diz ter chamado por S. Jorge, nada disto terá sido acaso. Ainda hoje existe a terrinha chamada S. Jorge.

Na página 150 de História Misteriosa de Portugal (ed. Pergaminho) de Victor Mendanha, lemos: «conduzidos por Nun'Álvares bradavam, invocando: - S. Jorge por Portugal. S. Jorge por Portugal...». Se a figura de S. Jorge está (?) nos corredores secretos da Rosacruz, então não será difícil ver a ligação com Nun'Álvares. Aliás esta misteriosa figura de santo e guerreiro (palavras que se poderiam traduzir por coração e mente, se entendermos a palavra guerreiro no melhor sentido) está ligada à secretíssima Ordem de Mariz, que, segundo alguns, sabe o porquê da existência de Portugal.

Na página 123 de História Oculta de Portugal (ed. Madras S. Paulo) de Vitor Manuel Adrião, lemos: «Nuno Álvares Pereira é o Intermediário entre a Terra e o Céu, a expressão humana da Shekinah e assim possuindo atributo idêntico ao tibetano Tulku, isto é, "Veículo de uma Presença Superior". É o Pontífice Eleito, conforme indica a etimologia da palavra, interpretada por S. Bernardo como "ponte entre Deus e o Homem". Tal qual como S. Miguel, o Grande Pontífice é Príncipe de Clemência (o Monge) e Príncipe de Justiça (o Guerreiro)».

Na página 121 pode ler-se: «Quase um ano após a Batalha de Aljubarrota (1385), firma-se a Aliança Gaélica Portugal-Inglaterra, cujo Tratado de Windsor será confirmado nas Cortes de Coimbra em 1386, pelo reconhecimento dos acordos estabelecidos no ano transacto. Disto todos sabem mas, na razão profunda, afinal qual seria a intenção velada, todavia audaz e ampla, das Ordens de Aviz e de Cristo em se unirem à da Jarreteira dos Lencastres britânicos, por cujas veias corria a mais fina essência da Linhagem Arturiana?»

Por outro lado o Infante D. Henrique fundara a Ordem do Cardo, uma réplica da Ordem da Jarreteira. Porquê esta espécie de "sucursal" no início de uma dinastia que iria acelerar extraordinariamente a gesta das Descobertas?

Pessoa deve ter compreendido boa parte desta questão, a julgar pelo modo como a enfatiza em Mensagem. E melhor do que as minhas, é melhor ficarmos com as palavras do poeta, ao mesmo tempo fazendo a pergunta : - Que sentido fará tudo isto com S. Jorge? Cada um responda por si.

D. Filipa de Lencastre
.......................
Que enigma havia em teu seio
Que só génios concebia?
Que arcanjo teus sonhos veio
Velar, maternos, um dia?

Nun' Álvares Pereira
.......................

Mas que espada é que, erguida,
Faz esse halo no céu?
É Excalibur, a ungida,
Que o Rei Artur te deu.
Padroeiro de Portugal
Pensa-se que os Cruzados ingleses que ajudaram o Rei Dom Afonso Henriques a conquistar Lisboa em 1147 terão sido os primeiros a trazer a devoção a São Jorge para Portugal. No entanto, só no reinado de Dom Afonso IV de Portugal que o uso de São Jorge!! como grito de batalha se tornou regra, substituindo o anterior Sant'Iago!! O Santo Dom Nuno Álvares Pereira, Contestável do Reino, considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota. O Rei Dom João I de Portugal era também um devoto do Santo, e foi no seu reinado que São Jorge substituiu Santiago como patrono de Portugal. Em 1387, ordenou que a sua imagem a cavalo fosse transportada na procissão do corpo de Cristo.
comunidades.net

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (956 votos)




ONLINE
1





 Falando com Nossa Mãe Maria

 INFORMAÇÂO È LUZ

 

 
 

 

 

«««««««««««««

 

Arvore da Vida

 

LIMPEZA DE 21 DIAS DO

 ARCANJO MIGUEL

(Retirada de Implantes)

Mandalas em Movimento

http://www.light-weaver.com/slide2/a.html 

Om Mani Peme Hum
Meditação e Projecçao Astral
em 6 Partes
 
 
Filme o Segredo em 11 Partes
 
Invocação á LUZ


Ó! Deus Todo-Poderoso,
presente em meu coração
e Todo-Poderoso Elohim da Paz!

Eu peço que cada vez mais
Chama Violeta Consumidora
 seja derramada sobre mim e
sobre todos aqueles que
estão sob esta radiação,
 para nos proteger contra
a ação
desastrosa das criações
humanas destrutivas, para
 controlar os poderes da
natureza e as forças dos
elementos, neste instante
 mesmo e por toda a
eternidade.

EU SOU EU SOU EU SOU




INVOCAMOS AS ENERGIAS
DO GRANDE SOL CENTRAL
A GRANDE FONTE
 ILUMINADORA DO AMOR

INVOCAMOS AOS ELOHINS…
OS ANJOS QUE NOS
ILUMINAM… E AOS
QUATRO PILARES
 DOS FILHOS DA LUZ …
SANAT KUMARA,
 METATRON, MIGUEL
E MELCHIZEDEK

INVOCAMOS AOS SERES
 DAS ESTRELAS QUE
COM ASHTAR,
ELEVAM E APOIAM
NOSSOS ESFORÇOS

INVOCAMOS A SHAMBALLA
E AOS MESTRES
ASCENSIONADOS
QUE GUIAM E NUTREM
ESTE ENCONTRO DE ALMAS,
SERES DAS ESTRELAS
E MESTRES ENCARNADOS
A DEDICAR SUA INTENÇÃO
 PARA ELEVAR A TODA
VIDA PELO AMOR

INVOCAMOS A MÃE MARIA,
 KUAN YIN E A MADALENA
PARA ENCHER NOSSOS
 CORAÇÕES COM HUMILDADE
E COMPAIXÃO

INVOCAMOS A NOSSA MAGNA
PRESENÇA EU SOU A TRAZER
NOSSOS DONS, VISÃO E
 OFERTAS EM UMA UNIDADE
DE PROPOSITO CENTRADA
 NO CORAÇÃO PARA CRIAR
 CLARIDADE ,DIREÇÃO DIVINA
E AMOR MANIFESTADO

EU SOU O QUE SOU
SER A LUZ E
MANTÊ-LA ACESA
 
 
 
 

 

 

Obrigada por
 
 sua Visita
 
comunidades.net
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net